Crianças com Gagueira

A gagueira é uma desordem que afeta a fluência da fala. Os pais, quando descobrem que seus filhos são gagos, sentem-se angustiados ou confusos, sem saber o que fazer. Por isso, necessitam de suporte também.

Na faixa etária de dois a cinco anos, muitas crianças gaguejam, mas com o passar dos anos, com a aquisição completa da fala, a gagueira desaparece.
No entanto, uma porcentagem dessas crianças que gagueja na infância não recupera a fluência. Essa desordem não possui cura, mas existem tratamentos eficazes que promovem a fluência da fala.

Alguns conselhos para os pais preocupados com a gagueira nas crianças podem ser encontrados abaixo, tirado de “Os sete caminhos para ajudar as crianças que gaguejam”, de Barry Guitar, Ph.D. e  Edward G. Conture, Ph.D.:

  1. Falar com a criança devagar, pausando frequentemente. Esperar alguns segundos quando a criança termina de falar para você iniciar.
  2. Reduzir o número de perguntas.
  3. Usar expressão facial e outras linguagens corporais para conduzir a conversa.
  4. Separe alguns minutos para você dar uma atenção individual e especial para a criança.
  5. Ajudar os membros da família a ter paciência para escutá-la.
  6. Observar a sua interação com a criança, evitando crítica, interrupções, falar rápido e muitas questões.
  7. Sobretudo, buscar aceitar a criança e investir para que ela se aceite.

Para o tratamento da gagueira procure um fonoaudiólogo.

Terapia de Gagueira

A terapia de gagueira tem grande importância nas crianças. Pais e professores precisam compreender sobre o impacto da gagueira na vida delas.
Muitas crianças possuem disfluência normal quando estão na aquisição da fala, entretanto a maioria delas a supera. No caso das crianças que não superam, é necessária a terapia de gagueira, que é feita com os fonoaudiólogos.

A terapia fonoaudiológica é de extrema importância para criação de estratégias de comunicação, permitindo a amenização da desordem e não a cura.

© 2013 - Speech Easy - Grupo Microsom. Soluções em aparelhos auditivos e para gagueira. Todos os direitos reservados.